TOP 5: Studio Ghibli

Acho que a maioria das pessoas que gosta da cultura japonesa já deve ter assistido a pelo menos uma das produções do Studio Ghibli ou pelo menos já deve ter ouvido falar em alguma delas. O Studio Ghibli é um dos maiores produtores de animação do Japão. 

Eu particularmente gosto muito dos filmes do Studio Ghibli, por isso resolvi hoje indicar para vocês meus cinco filmes favoritos de lá. Ah, eu quero dizer que eu ainda não assisti todos os filmes (mas pretendo um dia!) e que também ninguém precisa concordar comigo, eu só quero compartilhar um pouco do meu gosto com vocês. Então quiser indicação de bons filmes continue lendo!

Foi muito difícil escolher só cinco filmes e ainda mais estabelecer uma ordem para eles, até porque já faz bastante tempo que eu assisti alguns deles, mas eu procurei lembrar de cada um para fazer esse top 5 - e ainda assim eu não tenho certeza se é isso mesmo. Então se eu me enganar em algum ponto por favor me corrijam. Tentarei resumir a história sem contar muitos spoilers, por isso fiquem cientes de há sempre muito mais do que apenas o que eu descrevo aqui.

5. Majo no Takkyubin (1989)


O filme foi lançado no Brasil como "O Serviço de Entregas de Kiki". O filme conta a história de Kiki que ao completar 13 anos precisa, conforme os costumes locais, precisa se deslocar sozinha para alguma outra cidade onde ainda não vive nenhuma bruxa. Kiki e seu gato, Jiji, acabam ficando em uma cidade portuária. Usando de sua habilidade de voo Kiki faz algumas entregas e também conhece um garoto chamado Tombo, que é apaixonado por aviação e fica fascinado com a capacidade da menina. Ao longo do filme muita coisa acontece no filme, é filme bastante tranquilo que eu gosto muito. Em breve será lançado o live action da animação e já está na minha lista de filmes para assistir!

4. Kokuriko-Zaka Kara (2011)


A história se passa na década de 60 em uma cidade portuária do Japão. Kokuriko-Zara Kara narra a história de Matsuzaki Umi, que perdeu seu enquanto lutava em uma guerra contra a Coréia, e também de Kazama Shun, por quem acaba se apaixonando mas que no decorrer da história descobre que existe a possibilidade de eles serem meio-irmãos. É claro que a história é muito mais do que isso, eu gosto muito do clima antigo que o filme transmite por se passar na década de 60.

3. Mimi wo Sumaseba (1995)


Também conhecido como "Whisper of the Heart", nos conta a história de Tsukishima Shizuku, uma menina de 14 anos que ama ler e percebe que todos os livros que pega na biblioteca um mesmo menino chamado Takahashi Isei já havia pegado antes. A partir de então tenta descobrir quem é esse menino. É uma história muito bonita, onde o amor começa através dos livros. Gosto muito da história e também da trilha sonora, além de ter uns dos meus casais favoritos do Studio Ghibli. 

2. Tonari no Totoro (1988)


Lançado no Brasil como "Meu Amigo Totoro" é uma história muito fofa e provavelmente a mais conhecida do Studio Ghibli, tanto que o Totoro se tornou símbolo do estúdio! Nos conta a história da família Kusakabe que se muda para uma casa no meio rural para ficar mais próximo do hospital onde a mãe está vivendo. Um certo dia a filha mais nova do casal - Mei - resolve sair para explorar acaba descobrindo uma enorme criatura chamada Totoro. A história é cheia de magia e várias coisas acontecem do decorrer da história.

1. Gake no Ue no Ponyo (2008)


E enfim o primeiro lugar vai Ponyo! É um filme muuuuuito fofo sobre uma peixinha dourada que resolve se aventurar na superfície e acaba sendo salva por Sosuke. Após beijar o machucado de Sosuke ela descobre que pode se transformar em humana. Os dois juntos são muito fofos. O filme também conta com muita magia a aventura. Na verdade é um filme bastante infantil mas que eu gosto muito!

Eu sei que bastante gente vai descordar do meu Top 5 por ter muitas outras animações muito mais mágicas e clássicas, mas esses são os que eu mais gosto por enquanto. Estou doida para assistir Kaze Tachinu/Vidas ao Vento, que é a última produção do maior diretor do estúdio, Miyazaki Hayao, o filme é bem diferente das outras animações que ele costuma dirigir, se passa na década de 20, se não me engano, e parece ser muito lindo e tem de tudo para entrar na lista dos meus favoritos. O filme também concorreu ao Oscar - mas perdeu para Frozen.


Enfim, não se esqueçam de comentar qual a sua produção favorita do Studio Ghibli. E se não ainda não assistiu nenhuma, recomendo muito que assista e venha compartilhar conosco o que achou!

Então é isso pessoal! Não se esqueçam também de se inscreverem na página do blog no facebook para receberem as atualizações direto da sua timeline. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário